“Lavar ou não lavar, eis a questão”



Algumas dúvidas rondam frequentemente a cabeça dos homens (literalmente). Uma dela é a real necessidade de lavar ou não os cabelos todos os dias. A outra é se a higienização frequente causa danos aos fios ou mesmo a queda.

Segundo especialistas, lavar a cabeleira todo santo dia, com produtos de boa qualidade, como um shampoo específico para seu tipo de cabelo, não causa problemas à saúde do couro cabeludo ou aos fios. Sejam curtos ou longos, secos ou oleosos.

A falta de higiene sim, causa consequências a saúde capilar. Deixar o couro cabeludo impregnado de suor, poluição e gordura produzida pelas glândulas sebáceas, além de sobras de gel, cera ou pomada. Isso forma uma gororoba que entope as raízes onde nascem os fios, contribuindo para caspa e queda. Aliás, uma das causas frequentes de queda do cabelo sem fundo hereditário é inflamação do couro cabeludo causada por higiene deficiente.

SÓ ÁGUA NÃO BASTA

Para garantir a limpeza adequada dos fios é necessário lavar com shampoo. Enfiar o cabelo embaixo do chuveiro sem passar shampoo é o mesmo que não lavar. A água sozinha não limpa o couro cabeludo, portanto a oleosidade e os resíduos permanecem no cabelo. Fazendo uma comparação, você só passa água no sovaco e não ensaboa? Lave o cabelo com shampoo toda vez que tomar banho (ou pelo menos uma vez por dia, caso tome mais de um banho diário).

Diferente do que propõem as embalagens de shampoo, não é necessário aplicar o shampoo, enxaguar e depois repetir o procedimento. “Lavar uma vez já é suficiente para retirar toda a sujeira e a oleosidade do cabelo, principalmente se ele for curto”, afirma a dermatologista Claudia Marçal, que também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

ENCARACOLOADOS

E para os homens que têm cabelo seco, crespo, cacheado? A recomendação da dermatologista é espaçar as lavagens dos fios – um dia sim, outro não -, se o cabelo não estiver sujo, pois o cabelo encaracolado com lavagem excessiva fica mais vulnerável à quebra.

Fonte: https://www.homemnoespelho.com.br/voce-precisa-mesmo-lavar-o-cabelo-todo-dia/

DICA BÔNUS: ESCOLHA O SHAMPOO CERTO

A escolha certa do shampoo para o seu tipo de cabelo faz toda a diferença na hora de garantir a saúde dos seus cabelos. Opte por produtos que atendem suas reais necessidades. A ID MEN conta com shampoos para todos os tipos de cabelos, desenvolvidos especificamente para os homens. A linha conta com produtos para cabelos secos, normais, oleosos, anticaspa, além do 3 em 1 e específico para cabelos grisalhos. A escolha do shampoo certo vai resolver 90% de seus problemas de cabelo. (colocar post com todos os tipos de shampoos)

Caso você não saiba qual é o seu tipo de cabelo ou fica confuso entre as tantas varações de produtos, pergunte ao seu cabeleireiro da próxima vez que for ao salão.